Epilepsia

Epilepsia é uma condição neurológica crônica que se caracteriza por crises epiléticas recorrentes. As crises epilépticas são episódios de atividade elétrica anormal no cérebro que podem causar uma variedade de sintomas, incluindo convulsões, perda de consciência, alterações no comportamento e sensações sensoriais.

Essas crises podem variar em intensidade e sintomas.

A epilepsia é uma condição relativamente comum, afetando cerca de 1% da população mundial. Pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças e idosos.

Os sintomas são as próprias crises epilépticas: Podendo incluir convulsões, movimentos involuntários ou ausências momentâneas.

A maior parte dos casos de epilepsia não tem causa definida. Alguns casos podem ser causados por lesões do cérebro, como acidentes vasculares cerebrais ou traumatismo craniano. Em cerca de 30% dos casos a epilepsia é hereditária.

O diagnóstico da epilepsia é baseado no histórico médico do paciente, nos sintomas e nos resultados de exames médicos. O médico pode realizar exames de imagem, como uma tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) ou eletroencefalograma (EEG), para descartar outras causas de crises epiléticas.

O tratamento da epilepsia varia de acordo com o tipo de epilepsia e a gravidade da condição. Os tratamentos para epilepsia incluem:

  • Medicamentos antiepilépticos: Os medicamentos antiepilépticos são o tratamento mais comum para a epilepsia. Eles ajudam a controlar as crises epilépticas, mas podem causar efeitos colaterais, como sonolência, tontura e perda de coordenação.

As pessoas com epilepsia podem levar uma vida praticamente normal com o tratamento adequado. No entanto, é importante que as pessoas com epilepsia estejam cientes dos riscos de acidentes e lesões durante uma crise epiléptica.

É importante notar que este é apenas um resumo sobre epilepsia.

O Dr. Victor Calil terá um prazer em recebê-lo(a) e poderá fornecer mais informações e tirar quaisquer dúvidas sobre esta condiçao. 

Dr. Victor Calil

Neurologista clínico especializado em neurologia cognitiva. 

Acredito que para proporcionar um atendimento médico de alta qualidade é necessário atenção, tempo e conhecimento atualizado. No entanto, vai além disso. Envolve entender o paciente (você) como um todo, dando importância não apenas aos sintomas clínicos, mas também às suas preocupações e fatores relacionados.

Meu objetivo é compreender cada aspecto da sua saúde neurológica, aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais, para melhorar sua qualidade de vida.

Estou aqui para oferecer cuidados neurologicos que consideram sua individualidade e promovem seu bem-estar de maneira abrangente.