É a forma mais comum de demência, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. A doença de Alzheimer é um distúrbio neurodegenerativo progressivo que causa perda de memória e outros declínios cognitivos.
A Doença de Alzheimer é caracterizada por uma evolução progressiva, isto é, o paciente que é diagnosticado com ela vai perdendo, aos poucos, certas funções do cérebro, como aquelas que tratam de sua memória, de suas habilidades linguísticas, de sua habilidade de pensamento abstrato e até mesmo de sua capacidade de cuidar de si mesmo.
A causa exata da doença de Alzheimer é desconhecida, mas acredita-se que haja influência de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Placas amiloides, emaranhados neurofibrilares e idade avançada são marcos da doença.
O diagnóstico da Doença de Alzheimer envolve avaliação clínica, histórico médico e testes cognitivos. Exames de imagem, como a ressonância magnética, podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico.
Não existe cura para a doença de Alzheimer, mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e podem melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença. Esses tratamentos incluem medicamentos, como inibidores da colinesterase e memantina, e terapias não medicamentosas, como terapia cognitiva e grupos de apoio.
A doença de Alzheimer pode ser uma doença desafiadora.
À medida que a condição avança, é importante compreender e abordar essas mudanças de maneira compassiva, buscando estratégias e apoio para proporcionar o melhor suporte possível ao paciente e à sua família ou rede de apoio.
Algumas boas práticas são:
É importante notar que este é apenas um resumo sobre a doença de Alzheimer.
O Dr. Victor Calil terá um prazer em recebê-lo(a) e poderá fornecer mais informações e tirar quaisquer dúvidas sobre esta doença.
Neurologista clínico especializado em neurologia cognitiva.
Acredito que para proporcionar um atendimento médico de alta qualidade é necessário atenção, tempo e conhecimento atualizado. No entanto, vai além disso. Envolve entender o paciente (você) como um todo, dando importância não apenas aos sintomas clínicos, mas também às suas preocupações e fatores relacionados.
Meu objetivo é compreender cada aspecto da sua saúde neurológica, aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais, para melhorar sua qualidade de vida.
Estou aqui para oferecer cuidados neurologicos que consideram sua individualidade e promovem seu bem-estar de maneira abrangente.
Desenvolvido por Alain Bouquerel.